domingo, 17 de junho de 2012

Um pouco da História de Olívio Manieski

Olívio com o neto Rodrigo


Um pouco da História de Olívio Manieski
 No dia 26 de junho 2012 OLIVIO MANIEKI (meu pai), foi homenageado na Câmara de Vereadores de Rio do Oeste, numa indicação da Vereadora Eliziana Heidemann Hermann ao qual a nossa família agradece.  Você amigo que as vezes passa por aqui visitando meu blog, conheça um pouco mais desse rioestense que tem a paciência como virtude, obrigado!!!


Carregamento de fumo em 1985 na residência de Senhor Tito Conzatti e Familia. Baixo Amoado - Laurentino SC. 
Caminhão Ford 600 ano 1972: Olivio Manieski 


Biografia de Olívio Manieski

Olívio Manieski, nasceu no dia 12 de novembro de 1938 na localidade de Angico Rio do Oeste SC, filho de Angelo Manieski e Ema Campestrini, sendo o 6º em uma família de 8 irmãos; Nicolau, José, Daniel, Luiz, Leandro, Olívio, Inácio e Domingos.
Perda
No ano de 1942, aos quatros anos de idade foi com a família morar na localidade de Águas Verdes, nesta mesma época seu pai Angelo veio a falecer, vítima de picada de cobra, desta forma sua mãe Ema teve que cuidar dos filhos, sendo que na época o mais velho era Nicolau com apenas 14 anos de idade.
Luta
Olívio estudou até a 4ª séria primária, dois anos em Alto Águas Verdes e dois anos no centro de Rio do Oeste. Desde os 13 anos de idade  teve que trabalhar para ajudar a família, neste período havia uma serraria nas terras de sua mãe que era dos Padres da Consolata, sob direção do Pe. Dionísio Peluzzo  e depois  Pe. José Radicci.  Olívio levantava às 3h da manhã para cortar madeira a machado e puxava com o carretão de bois e retornava somente a noite. A madeira era serrada e entregue para o pagamento da serraria que anos mais tarde passou para a família Manieski.
Um esporte
Um esporte que Olívio gostava era de jogar futebol, jogou no antigo campo do Angico e era um excelente cobrador de faltas e batedor de pênaltis, torcedor fanático do Santos Futebol Clube, onde seus primeiros dois filhos levam o nome de ex-jogadores do santos, Zito e Edson (Pelé). Jogou futebol até os 60 anos de idade.
Seu amor
Aos 23 anos de Idade, no dia 31 de julho de 1963 casou-se com Zenaide Círico, filha de Mística Carlini e  Idalino Cirico, um serrador que trabalhava na antiga serraria. Olívio e Zenaide Tiveram 4 filhos, que são: Angelo Zito, Edson, Nelson e Fernando, que são casados com; Amélia, Angela, Lucimar e Marina, respectivamente, atualmente possuem 5 netos que são; Elton Jhonis, Rodrigo Gustavo, Daniele,  Natalia e Julia Milena.
Uma paixão
No ano de 1975 comprou um caminhão cor verde modelo  Ford F600 ano 1972, em sociedade com os irmãos, sócios da antiga serraria que eram: Luiz, Olívio, Inácio e Domingos. Com a escasses da madeira a sociedade se desfez e ele ficou com o caminhão, além de madeiras em toras, lenhas que transportava entre outros serviços, começou a fazer frete para empresas fumageiras,  na época a antiga Tabra.
Na Política
Na vida Pública, no ano 1986 Olívio Manieski começou um movimento com um grupo de rioestenses e foi um dos fundadores do PSDB de Rio do Oeste, nesta época foi formado o  primeiro diretório municipal  do País a ser constituído em Rio do Oeste em 15 de junho de 1988 e ele foi o primeiro pré-candidato a vereador no Brasil pelo PSDB.
Na eleição de 1988 ano fez 164 votos sendo o mais votado do partido, junto com Adelirio Heidemann e Arcângelo Nardelli, mas, não se elegeu a Vereador por falta de legenda do Partido.
No ano de 1992 disputou novamente o pleito para Vereador pelo PSDB, somou 162 votos, ficou em segundo na soma de votos e ajudando desta forma a eleger Vilson Buzzi primeiro Vereador do partido.
Em 2000 a convite do  Prefeito Valcir Leopoldo Nardelli, ingressou para o PMDB e naquele ano somou 213 votos a Vereador, novamente não se elegeu.
No ano de 2004 disputou novamente pelo PMDB o pleito para Vereador, somou 195 votos, faltando apenas 4 votos para se eleger.
Agradece
Olivio disputou 4 vezes como candidato para ser vereador de Rio do Oeste, conduzia suas campanhas com poucos recursos, mas, sempre recebeu o apoio da família e amigos que depositavam nele seus votos de confiança, por isso até hoje agradece o apoio recebido. O que o conforta é que em duas eleições que disputou esteve entre os 9 mais votados em 9 cadeiras disputadas, mas, não se elegeu por falta de legenda pelos partidos que disputou, sendo assim suplente em todas as disputas, consequentemente, em algumas oportunidades assumiu o posto como Vereador.
Destaque
Uma das melhores lembranças de Olívio, foi quando a convite do Prefeito Valcir Leopoldo Nardelli, começou a prestar serviço tercerizado para a prefeitura Municipal de Rio do Oeste no ano de 1998, no recolhimento e reciclagem de lixo. Era um desafio para aquela Admistração e para a família de Olívio Manieski, que com coragem e luta desenvolveu um trabalho exemplar não só para Rio do Oeste, mas, para o Alto Vale do Itajaí e Santa Catarina, onde foi reconhecido pela comunidade e autoridades de Rio do Oeste,  recebendo inclusive o prêmio, amigo do Proerd, um título concedido às pessoas que desenvolvem ações em prol de crianças e adolecentes.
Emociona
Mas o que mais marcou a comunidade Rioestense nesta época foram as crianças, que além de ajudarem na reciclagem em casa, esperavam anciosas por aquele caminhão cor verde para receberem balas jogadas por Olívio, onde hoje ele ainda recorda daqueles rostinhos seus olhos se enchem de lágrimas e se emociona, quando lembra desses bons momentos.
Solidariedade
Com seu caminhão  ajudou muitas famílias carentes no transporte de mudanças e na época de cheias com os filhos, auxiliava muitas famílias e comerciantes a retirarem das águas seus pertences sem custo algum para os mesmos.
Atualmente
Atualmente Olívio Manieski está com 73 anos, está aposentado e mora em sua propriedade em Águas Verdes Rio do Oeste SC com sua esposa Zenaide, no seu estilo bem caseiro, mas, sempre em sua residência recebe os familiares e amigos com muito carinho e paciência que é uma de suas virtudes e em especial demonstra muito amor pelas crianças. O caminhão continua guardado na garagem, mas, quando vem ao centro de Rio do Oeste, vem com seu  Ford Verde, sua marca registrada. Detalhe, ele gosta muito de assistir TV e jogar canastra.

Um comentário:

  1. VALEU SEU OLÍVIO... E PARABÉNS ZITO PELA INICIATIVA DE POSTAR A BELÍSSIMA HISTÓRIA DO SEU PAI. REALMENTE É UMA GRANDE BENÇÃO PODER TER OS PAIS VIVOS E HOMENAGEÁ-LOS.
    PARA MIM, É UMA HONRA SABER QUE JÁ FUI PARCEIRO DO SEU OLÍVIO NA CANASTRA...
    O MELHOR DA VIDA... É VIVER A VIDA!
    UM FORTE ABRAÇO DA FAMÍLIA POSSAMAI...

    ResponderExcluir

periscope

Periscope do Zito

Acesse: Periscope do Zito