quarta-feira, 16 de maio de 2012

Hospital de Caridade Luiz Bertoli de Rio do Oeste completou cinquenta anos


Hospital de Caridade Luiz Bertoli de Rio do Oeste completou cinquenta anos 

Bolo e café foram servidos  
O Hospital de Caridade Luiz Bertoli de Rio do Oeste completou 50 anos no sábado (12/05). Para comemorar a data foi realizada uma confraternização no local. Às 15h foi servido bolo e café. 





 


A Entidade
A entidade é administrada por irmãs religiosas e é um lar para muitos idosos. Conheça um pouco mais sobre a trajetória da entidade: 





A História

Em 12 de maio de 1962 foi composta a ata que delibera a construção do Hospital, sendo seu fundador, Leandro Bertoli, arquiteto da obra o Francês Renê Mathieu e Engenheiro Responsável Felipe Arns.

O inicio do funcionamento do Hospital ocorreu seis anos mais tarde, em maio de 1968, tendo como Presidente Leandro Bertoli, Vice-presidente Gentil Bertoli, Secretário Egon Sewald e Administrador, Itamar José Viviani.

A unidade foi construída com uma área de 3.280 metros quadrados, com o objetivo de dar atendimento médico hospitalar a população de Rio do Oeste e cidades vizinhas, dando atendimento nas clínicas: Médica, Obstetrícia, Cirúrgica e atendimento Ambulatorial.

O Hospital de Caridade Luiz Bertoli, sempre teve na Administração o trabalho religioso de Congregações de Irmãs. A primeira Congregação foi a das Irmãs Missionárias da Consolata, no período de maio de 1968 a fevereiro de 1981. De março de 1981 a janeiro de 1989, a Congregação das Irmãs Servas da Caridade, do Estado de São Paulo, sendo a Casa Mãe da Itália. No período de março de 1989, assumiu a Congregação do Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, da Cidade de São José dos Campos, Estado de São Paulo, que administra o Hospital até hoje.

Em outubro de 1989, a família Bertoli doou conforme escritura pública, o prédio, terreno bem como todo patrimônio do hospital, ao Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, em sinal de gratidão à comunidade rioestense.

Em 18 de março de 2011, tendo em vista o Estatuto do Idoso, que determinou que, atendimento não é saúde, mas sim Assistência Social, a entidade efetivou nova sede, sendo que foi denominada de Recanto Padre João Venturi, na qual são atendidos 86 pessoas idosas de vários municípios do Estado de Santa Catarina.

Conforme Estatuto do Idoso não é permitido internamento com idade inferior a 60 anos, por determinação da promotoria de Justiça, a entidade assinou o Termo Ajuste de Conduta (TAC), se comprometendo em não receber mais para internamento pessoas com menos de 60 anos. Ficou acordado que as pessoas que já residiam no recanto, continuassem internadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

periscope

Periscope do Zito

Acesse: Periscope do Zito